Páginas

sexta-feira, 20 de abril de 2012

O mundo árabe invadiu o 7º ano

Usar a criatividade para estudar História, foi o que a professora dessa disciplina fez para transportar os estudantes a lugares e épocas distantes.

Assim, a classe do 7º ano foi surpreendida e ambientalizada na temática da aula que era sobre os costumes dos povos árabes e o islamismo. E por que não trazer um personagem árabe para explicar sobre sua cultura, o porquê de suas vestimentas e desmistificar a ideia e o estereótipo que, muitas vezes, são reproduzidos ao relacionar o povo árabe ao terrorismo?

A professora Mara que estava a caráter, como um típico sheik árabe, envolveu os estudantes aos fatos históricos contrastando e relacionando-os inclusive com situações vivenciadas no cotidiano, colocando em evidência novos sentidos e horizontes.

Dessa forma, os estudantes tiveram a oportunidade de refletir sobre os desafios sociais e os dilemas de cada personagem e sobre algumas situações que podem se repetir e ter rumos diferentes, dependendo da sociedade em que estamos inseridos. Mas o mais importante foi entender que é possível aprender com os erros e acertos do passado e com outras formas de cultura.

Imagens no link “Fotos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário