Páginas

sexta-feira, 20 de abril de 2012

O mundo árabe invadiu o 7º ano

Usar a criatividade para estudar História, foi o que a professora dessa disciplina fez para transportar os estudantes a lugares e épocas distantes.

Assim, a classe do 7º ano foi surpreendida e ambientalizada na temática da aula que era sobre os costumes dos povos árabes e o islamismo. E por que não trazer um personagem árabe para explicar sobre sua cultura, o porquê de suas vestimentas e desmistificar a ideia e o estereótipo que, muitas vezes, são reproduzidos ao relacionar o povo árabe ao terrorismo?

A professora Mara que estava a caráter, como um típico sheik árabe, envolveu os estudantes aos fatos históricos contrastando e relacionando-os inclusive com situações vivenciadas no cotidiano, colocando em evidência novos sentidos e horizontes.

Dessa forma, os estudantes tiveram a oportunidade de refletir sobre os desafios sociais e os dilemas de cada personagem e sobre algumas situações que podem se repetir e ter rumos diferentes, dependendo da sociedade em que estamos inseridos. Mas o mais importante foi entender que é possível aprender com os erros e acertos do passado e com outras formas de cultura.

Imagens no link “Fotos”.

Diversidade Cultural no 6º ano


A pluralidade e diversidade existente na formação cultural de nossa sociedade foi tema da aula de História da professora Mara.

Para enriquecer esse momento, o Colégio nos dias 17 e 20 do mês de Abril, abriu as portas para as famílias e visitantes trocarem um pouco de suas experiências com os estudantes do 6º A e B, para que os mesmos percebessem as dimensões de mundo e de cidadania que tanto nos auxiliam na constituição dos povos.

Pessoas de outras culturas nos visitaram, o que despertou a curiosidade dos estudantes em entender melhor sobre a diversidade cultural, que certamente, expandiu os horizontes de cada um.

Confiram no link fotos.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Exposições de Geografia


As exposições de Abril aconteceram também nas aulas de Geografia, orientadas pelo professor Aleixo e os estudantes dos Anos Finais confeccionaram maquetes, cartazes e folders sobre os temas trabalhados em sala de aula.

Foram abordados os seguintes temas:
6º ano: Planejamento de melhorias no espaço geográfico de uma área urbanizada.

7º ano: Conhecimento dos documentos e também a elaboração de um texto explicativo sobre a finalidade dos documentos.

8º ano: A análise das exigências atuais quanto à qualificação para o mercado de trabalho no mundo globalizado.

9º ano: Elaboração de folderes e cartazes sobre os principais pontos turísticos da Europa.

Foi muito produtivo e podemos conferir o trabalho no link "Fotos" aqui no blog.


7º ano entra em cena no Colégio


Nesse 1º Bimestre o 7º ano estudou nas aulas de Língua Portuguesa com a professora Kelly, uma das obras do autor Robert Louis Stevenson, Editora Cia das Letrinhas.

A leitura despertou a possibilidade de uma apresentação teatral com o tema estudado, de maneira mais leve e divertida.

Os temas foram adaptações da obra “O Médico e o Monstro” com títulos dos próprios estudantes: “Dr. Astolfo e Maquiável”, “O Cientista e o Ventríloquo” e “A Enfermeira e seus Segredos”.

As apresentações aconteceram no dia 19 de Abril e foram abertas às famílias dos estudantes.

Todos ficaram muito satisfeitos com o resultado, pois puderam mostrar o seu lado artístico e ao mesmo tempo o quanto tinham aprendido.

Quem não conseguiu comparecer pode acompanhar pelas fotos.

Confira no link "Fotos".

Um pedacinho da natureza no Colégio


















E quem disse que não podemos mexer com terra num ambiente urbano?

Nas aulas de Ciências do 6º ano, a professora Letícia direcionou uma atividade bastante ilustrativa com os estudantes.

Utilizando uma garrafa PET, a classe montou um Terrário simulando o que ocorre na atmosfera em um ambiente autossuficiente.

Dentro da garrafa fechada, as plantas realizam a fotossíntese do ar e respiram durante a noite. Os nutrientes adicionados durante a montagem, retiram do solo. A umidade é garantida pela água fornecida antes de o recipiente ser lacrado. Assim, os estudantes puderam perceber que se tratava de uma réplica dos três Ciclos Biogeoquímicos que ocorrem na Terra: Ciclo do Oxigênio-Gás Carbônico, Ciclo do Carbono e do Nitrogênio e o Ciclo da Água.

Depois de fechado, o Terrário não é mais aberto e as plantas sobrevivem por muito tempo, já que os Ciclos garantem material necessário à sua sobrevivência, como ocorre na atmosfera terrestre.

Confira as fotos desse trabalho no link “Fotos”.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Construindo Poliedros com varetas


O mês de abril começou cheio de gás com a continuidade das exposições em diferentes disciplinas, o que estimula os estudantes a pesquisarem com mais profundidade o objeto de estudo.

Foi o que aconteceu nas aulas de Desenho Geométrico com o 6º ano A e B. Eduardo, professor responsável pela disciplina está trabalhando o tema Poliedros e com isso promoveu a construção (com varetas de churrasco) de figuras tridimensionais regulares, os conhecidos Poliedros de Platão. Essa atividade proporcionou reconhecimento, formulação e interpretação de características das figuras geométricas.

A visualização espacial facilita os cálculos, mas também foi possível explorar a geometria plana usando as planificações e a introdução nas relações de perímetros e áreas.

Material:
Palitos de churrasco e cola.

Confiram as fotos no link "Fotos", aqui no Blog.

Exposição sobre o Sistema Feudal

“Castelo feudal, divisões de um feudo e classes sociais presentes nos feudos”.
Para quem passa pelos corredores dos Anos Finais tem a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o Sistema Feudal, por meio da exposição de cenários incríveis feitos pelos estudantes do 7º ano.

Para mais interação, os estudantes apresentam seus trabalhos para as turmas do 6º ano A e B. Dessa forma, a professora de História, Mara proporciona mais envolvimento por parte dos alunos no estudo do tema.

Eles estão aprendendo as principais características do sistema feudal, que se configura lentamente com a Queda do Império Romano e com as invasões bárbaras. Estas, por sua vez, levaram a Europa Ocidental a mergulhar em um período de incertezas e de medo, configurando, assim, um sistema em que a riqueza e o poder advém da terra, das relações de fidelidade e da palavra. Tais fatores acabam resultando em um sistema de servidão e da religião cristã.

Tomando esse fato histórico como ponto de partida para as análises desenvolvidas, constata-se que um feudo era uma unidade praticamente autossuficiente e que, ao ser estudado, é possível entender sua dinâmica, economia, política, crenças e costumes em geral.

Nesse sentido, as maquetes auxiliam e possibilitam a leitura da sociedade feudal mostrando como era composta, quem vivia e o que faziam os habitantes dos feudos na Idade Média.

Vamos aproveitar a oportunidade de recordar ou conhecer melhor as principais características da Idade Média?